Anel para Ceratocone

O Implante de Anel para Ceratocone, também conhecido como Anel Intraestromal, é uma técnica cirúrgica que corrige as imperfeições e irregularidades da córnea geradas pelo Ceratocone. É realizada por meio do implante de um anel (componente semicircular) no estroma da córnea, por isso o nome Anel Intraestromal.

A boa notícia é que esta técnica é uma das melhores alternativas para que o paciente não precise realizar o transplante de córnea.

O que é Ceratocone?

O Ceratocone é uma doença não inflamatória, e, na maioria da vezes, progressiva da córnea. Devido a alterações anatômicas e biomecânicas, a córnea sofre encurvamento e afinamento progressivos levando ao abaulamento (ectasia) em forma de cone da córnea. A alteração progressiva do formato da córnea gera um grau irregular (astigmatismo) levando a baixa da acuidade visual (visão) progressiva.

 

Saiba mais sobre o Ceratocone

 

Quais são as indicações da cirurgia?

Esta técnica cirúrgica é indicada para graus de Ceratocone em que não é possível a correção com óculos de grau ou com a utilização de lentes de contato e que ainda não têm indicação de transplante de córnea.

 

Quais são os procedimentos cirúrgicos?

Os procedimentos da cirurgia de Anel para Ceratocone são realizados no Centro Cirúrgico utilizando o LASER de Femtosegundo para aumentar o sucesso e diminuir complicações. Haverá aplicação de anestesia local por meio de colírio, sem necessidade de internação. O paciente receberá alta logo após o procedimento.

 

Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?

O tempo médio da cirurgia é de 30 minutos. A recuperação pós-operatória é rápida, podendo haver melhora na visão nos primeiros dias após a cirurgia.

 

Orientações ao paciente:

Para realização do Implante de Anel para Ceratocone o paciente usuário de lente de contato deve retirá-las 7 dia antes do procedimento.