A Catarata é o nome dado para a opacificação do Cristalino. Geralmente, está relacionada ao processo de envelhecimento do olho e, por isso, é mais comum em pessoas acima de 60 anos.
O Ceratocone é uma doença não inflamatória, e, na maioria da vezes, progressiva da córnea. Devido a alterações anatômicas e biomecânicas, a córnea sofre encurvamento e afinamento progressivos levando ao abaulamento (ectasia) em forma de cone da córnea.
Consiste na utilização de LASERs de última geração para realizar uma ablação no tecido corneano, ou seja, o LASER é utilizado para remodelar a córnea e anular os erros refracionais (prescrição óculos ou lentes de contato) do olho de cada paciente.
A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a causa mais comum de baixa de visão em pacientes acima de 55 anos. Ela causa perda de visão central gradualmente. A visão central é necessária para realizar tarefas que exigem detalhes, como por exemplo ler e dirigir.
Eventualmente algumas pessoas queixam-se pequenas manchas ou nuvens que se deslocam em seu campo de visão. Estes são chamados floaters, também conhecidos como “moscas-volantes”. Geralmente são percebidos quando olhamos para uma superfície lisa, como uma parede em branco ou céu azul.
As lentes de contato são um excelente recurso para correção do grau e podem corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo. Também para a presbiopia (que ocorre por volta dos 40 anos) existem as lentes multifocais e a possibilidade de levar a visão boa para longe e para perto através da dita “monovisão” corrigindo um olho para perto e outro para longe.
Da mesma maneira que seu bebê precisa de tempo para aprender a andar e falar, o seu “pequeno” precisa a aprender a enxergar e desenvolver outras funções oculares como, por exemplo, coordenar o movimento dos seus olhinhos. Ao nascimento as vias visuais ainda não estao completamente formadas e é necessário algum tempo para que o cérebro em desenvolvimento “aprenda” a assimilar os estímulos visuais.
A diferença entre os cirurgiões plásticos “comuns” (sem formação oftalmológica) e oftalmologistas especialistas em plástica ocular se dá no conhecimento profundo da anatomia e função das estruturas oculares e perioculares. Quaisquer procedimentos realizados na região dos olhos e arredores deve sempre ter a preocupação máxima com a proteção e preservação das estruturas oculares, assim com e da função visual.
A retinopatia diabética (RD) é a complicação microvascular causada pelo diabetes (tipo I, tipo II e também pelo diabetes gestacional). Com o aumento da prevalência global de diabetes, essa doença se tornou uma das principais causas de deficiência visual, afetando cerca de 4,2 milhões de pessoas em todo o mundo.