Blog

Síndrome de Sjögren, diabetes e pressão alta: exame oftalmológico pode revelar doenças sistêmicas

Você sabia que o exame oftalmológico pode revelar doenças sistêmicas, como hipertensão, diabetes, doenças reumatológicas e muitas outras? 

 

Biomicroscopia anterior

 

Através desse exame é possível avaliar a superfície ocular e a produção de lágrimas, que podem estar deficitárias em doenças reumatológicas (auto imunes) como a Síndrome de Sjögren, por exemplo. Também é possível a detecção de inflamação ocular, muitas vezes presentes em artrite reumatóide, espondilite anquilosante, entre outras.

 

Fundoscopia: esse exame oftalmológico pode revelar doenças

 

O exame de fundo dos olhos, também denominado fundoscopia, é responsável por revelar as doenças que afetam o corpo humano. 

 

No Centro Oftalmológico Città, o é realizado por um oftalmologista especialista em retina, através de equipamentos específicos para uma completa avaliação da retina. 

 

O exame, quando indicado, pode ser realizado em todas as faixas-etárias, desde bebês e crianças, até adultos e idosos. Nos dois primeiros casos, funciona principalmente como uma prevenção, a fim de garantir um tratamento precoce. 

 

Já no caso dos idosos, o exame oftalmológico pode revelar doenças e degenerações relacionadas à idade e, em alguns casos, auxiliar no tratamento das doenças sistêmicas pré-existentes como a diabetes e hipertensão arterial.

 

O diagnóstico das doenças sistêmicas

 

Em diversos casos, o diagnóstico de doenças sistêmicas pode vir através da visualização de alterações nos vasos sanguíneos presentes no fundo do olho. Além disso, é possível identificar o estágio (inicial, intermediário ou avançado) dessas doenças, através do surgimento de lesões específicas na retina.

 

O tratamento 

 

Em geral, essas doenças devem ser tratadas de forma multidisciplinar, através do acompanhamento do oftalmologista, cardiologista, reumatologista ou outro profissional qualificado. 

 

Desse modo, é importante manter o acompanhamento com um oftalmologista de confiança e realizar os exames com frequência. O Centro Oftalmológico Città possui mais de 20 anos como referência no atendimento oftalmológico no Rio de Janeiro (RJ), com alto padrão de qualidade e profissionais especializados. 

 

Cuide da sua saúde, agende uma consulta! 

 

E-mail: contato@oftalmocitta.com.br

Telefone: (21) 2493-8561



 



voltar