Blog

Quatro sinais que podem indicar a existência de um tumor ocular

Quando falamos em tumores (neoplasias), geralmente não imaginamos que os olhos também podem ser atingidos por eles. Mas sim, o problema também atinge o nosso globo ocular e pode ser gravíssimo por se tratar de uma estrutura extremamente sensível e vascularizada.

Como qualquer tumor, o diagnóstico precoce faz toda a diferença nas chances de cura. Por isso, separamos 4 sinais que podem estar presentes em pacientes portadores do problema. Confira:

1 - Crianças com reflexo branco nos olhos em registros fotográficos (perda do reflexo vermelho)

Quando utilizamos o flash para fotografar crianças e os olhos delas apresentam uma coloração branca ao vermos o resultado das fotos, pode ser sinal de que ela esteja com algum tumor intraocular. O retinoblastoma é um dos possíveis tumores intraoculares. Trata-se de um tumor maligno que afeta a retina e se desenvolve, na grande maioria, durante a infância. Ao detectar essa alteração, procure um oftalmologista pediátrico (oftalmopediatra).

2 - Alterações aparentemente inofensivas
O linfoma intraocular está entre os tumores oculares mais comuns. Seus sintomas podem facilmente serem confundidos, o que pode atrasar o diagnóstico. Alguns sinais aparentes são: visão embaçada, inchaço nos olhos, vermelhidão e manchas na visão. Se você tem algum desses sintomas, procure um oftalmologista.

3 - “Terçol” (hordéolo) que não cicatriza ou inflamações crônicas nas pálpebras

Muitas vezes hordéolos recorrentes ou que não cicatrizam podem ser tumores palpebrais. Existem alguns tipos de câncer que atingem as pálpebras, o que pode causar essa confusão no diagnóstico. Se suas pálpebras estão inchadas ou com alguma espécie de erupção que não cicatriza, procure um oftalmologista.

4 - Descolamento de retina
Muitas vezes um quadro clínico de descolamento de retina pode, na verdade, ter como causa um melanoma. Este tumor pode crescer e produzir líquidos que deslocam a retina e provocam um descolamento seroso. O melanoma também pode atingir a conjuntiva ou a parte interna das pálpebras, sendo visível a olho nu. Ele é um dos tumores oculares mais comuns em adultos.

Os tumores oculares podem ser decorrentes de metástase de tumores que estão acometendo outras áreas do corpo ou podem ter origem no próprio olho. Se você está apresentando alguns dos sintomas mencionados, consulte um oftalmologista o mais rápido possível. Cuide-se!

Gostou deste conteúdo? Avalie nosso site, sua opinião é muito importante para nós! https://goo.gl/uQJw9L

 



voltar