O glaucoma pode levar à cegueira irreversível!

De acordo com dados da OMS, o Glaucoma é a causa de grande parte da cegueira irreversível no Brasil. A organização informou, que só esse ano, a doença irá atingir mais de 80 milhões de pessoas e em 2040, o número chegará a 111,5 milhões

Tremor palpebral: o que pode ser?

As suas pálpebras estão mexendo, você não consegue controlar e nem saber o porquê de aquilo estar acontecendo? Essa situação é bem comum de ocorrer na maioria das pessoas! Em alguns casos ela pode durar dias, em outros, pode ser algo bem passageiro. Mas afinal, o que isso significa? Confira!

3 hábitos que podem prejudicar a visão!

Sem perceber, fazemos muitas coisas que prejudicam a nossa visão! Por isso, preparamos uma pequena lista com 3 hábitos comuns que podem afetar a sua saúde ocular. Confira!

DMRI: você sabe o que é?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% das pessoas com mais de 75 anos têm Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Ou seja, boa parte dos idosos possuem a doença, e muitos deles não fazem o acompanhamento correto.

Qual é a importância do mapeamento de retina?

Ele é indicado nos exames de rotina e é importante para o diagnóstico de uma variedade de doenças, sendo considerado um procedimento complementar mais completo que a fundoscopia, pois permite a avaliação da retina central e periférica, dos vasos sanguíneos, vítreo e nervo óptico.

Como saber o momento certo de realizar a cirurgia de catarata?

O problema da catarata é muito comum entre os idosos e os sintomas podem surgir aos poucos, sem que o paciente identifique de fato a doença. Geralmente, as pessoas procuram ajuda médica somente quando a doença já está um estágio avançado e a qualidade de vida prejudicada.

A prevenção reduz riscos de doenças oculares na terceira idade!

Na terceira idade, as doenças oculares são muito comuns e surgem por conta do envelhecimento do corpo, por isso é necessário manter uma vida ativa para evitar doenças e envelhecer com saúde.

O que é miopia?

A miopia é o distúrbio refrativo mais comum em todo o mundo. Ela normalmente está associada à fatores genéticos, porém, outros fatores também podem contribuir para o seu desenvolvimento ao longo da vida como, por exemplo, o estresse visual excessivo.

O novo coronavírus pode causar alterações na retina dos pacientes!

Segundo a equipe do oftalmologista e presidente da Academia Nacional de Medicina, Prof. Dr. Rubens Belfort Jr., num estudo publicado no jornal inglês renomado The Lancet, a infecção com o novo coronavírus pode causar lesões na retina.

Ardor nos olhos pode ser um sintoma do coronavírus?

As informações sobre a nova doença que atinge a todo o planeta está sendo atualizada constantemente, principalmente sobre as formas de contaminação.

Toxoplasmose - Como ela pode afetar a retina?

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário denominado Toxoplasma gondii. Na forma ocular, ela é caracterizada por uma redução visual severa e está entre as causas mais comuns de infecção ocular no Brasil, acometendo, principalmente, pacientes entre 25 e 45 anos de idade.

Glaucoma é a principal causa de perda irreversível da visão, você sabia?

O glaucoma é uma doença ocular crônica e degenerativa do nervo óptico, que, na grande maioria das vezes, é associada ao aumento da pressão ocular. Ele provoca o estreitamento da visão, e por isso o paciente perde progressivamente a visão periférica.