Blog

Olhos inchados: saiba quais são as possíveis causas

Todo mundo já ficou com a região dos olhos um pouco inchadas. Esse inchaço significa retenção de líquido devido inflamação ao redor dos olhos. As causas podem ser as mais diversas, como retenção de líquidos, insônia, alergia e até mesmo o excesso de choro. Geralmente é um sintoma passageiro com causas corriqueiras, mas em alguns casos pode ser o sintoma de que algo não vai bem. Vamos conhecer algumas causas que merecem a nossa atenção:

1)  Doenças renais

O inchaço pode ser causado pela retenção de líquido causado por conta de algumas doenças renais. Nesse caso deve-se procurar um especialista no assunto (nefrologista) para que ele cuide desse problema e por tabela elimine esse sintoma desconfortável.

2)  Alergia ocular

Sabe quando você leva uma picada de inseto ou toca em algo que você tem alergia e a região incha? Pois é, o mesmo sintoma pode acontecer com os olhos. Alergias oculares podem provocar inchaço, desconforto e coceira.

3)  Conjuntivite

Essa doença tão comum também provoca a inflamação de toda a região ocular, causando inchaço, vermelhidão, ardência e lacrimejamento constante. Um oftalmologista deve ser consultado, porém o problema em geral é passageiro e pode ser controlado através de compressas frias, além de colírios lubrificantes quando prescritos por um oftalmologista após consulta.

4)  Hordéolo (“Terçol”)

Essa inflamação/infecção que atinge a glândula palpebral, formando um pequeno nódulo na borda da pálpebra, normalmente vermelho e bem dolorido. A causa geralmente é uma bactéria, poeira ou resíduos de maquiagem. Outros sintomas são dor, vermelhidão, rigidez local e dificuldades ao piscar. Um oftalmologista deve ser consultado, porém compressas mornas podem ajudar a aliviar o incômodo.

5)  Uso excessivo de lentes de contato 

As lentes de contato são seguras e uma ótima opção para quem não se adapta aos óculos, mas elas também podem causar um edema transitório, ou seja, quando interrompe seu uso as pálpebras deixam o processo inflamatório e voltam ao estágio normal. 

Também existem outras causas para o olho inchado, como a blefarite, abrasão corneana ou úlcera, celulite periorbital (infecção das pálpebras ou outros tecidos moles ao redor dos olhos) e sinusite. Ou seja, as possibilidades são muitas. Se o sintoma persistir, ou se ele vier combinado com outras alterações, procure um oftalmologista para que ele faça o correto diagnóstico.



voltar