Blog

O grau pode aumentar com o uso de óculos?

A ideia de que o grau pode aumentar com o uso de óculos ainda é muito comum entre a população, que ainda teme a dependência dos óculos. Mas será que essa premissa realmente se aplica na prática? 

 

A miopia e o astigmatismo são as maiores causas do uso de óculos pela população, podendo estas ocorrerem juntas ou não. No caso da miopia, o defeito refrativo ocorre através da dificuldade ao visualizar objetos que estão longe. Já o astigmatismo, trata-se da distorção de imagens pela alteração na curvatura da córnea, ocorrendo tanto para perto, quanto para longe.

 

A hipermetropia também pode gerar a necessidade de uso do óculos, pois afeta a visualização em objetos próximos, devido a um defeito de refração que leva o foco da imagem à parte posterior da retina. O fato é que, independentemente da condição, a crença de que o uso de óculos aumenta o grau ainda impede algumas pessoas de iniciarem o uso destes ou de lentes de contato corretivas e convivem anos com o desconforto visual.  

 

Continue lendo e saiba mais:

É mito! O uso de óculos não aumenta o grau.

 

Não! O uso de óculos não aumenta o seu grau (tampouco diminui). Não existe relação comprovada do uso deste com a progressão de grau, tendo em vista que não possui a função de tratamento, e sim de ajuste e conforto para a visão. 

 

O que acontece é que, quando utilizamos os óculos, enxergamos tudo mais nítido e sem esforço de acomodação. Por consequência, quando tiramos os óculos, enxergamos embaçado novamente, tendo a sensação de que a visão piorou, mas é tudo uma questão de referência. 

 

Ademais, o que pode de fato impactar na visão além de fatores genéticos, é o estilo de vida. A menor exposição à luz solar e brincadeiras em ambientes abertos e naturais, podem aumentar a miopia. Além disso, atividades com objetos muito próximos do rosto podem aumentar o desenvolvimento da miopia. Um exemplo disso, é a exposição frequente à luz artificial de telas de computador, tablets e celular. 

 

Como evitar a dependência dos óculos de grau?

 

O uso de óculos com frequência pode ser um desconforto para a prática de atividades comuns ao dia a dia para algumas pessoas, como no caso de exercícios físicos, por questões estéticas, ou até mesmo na ida à praia, piscinas e cachoeiras. Sendo assim, o uso desse acessório nem sempre é viável. Mas a boa notícia é que existem outras alternativas que podem torná-lo independente nessa questão.

 

Caso você não goste de óculos ou lentes de contato, existem métodos cirúrgicos seguros de correção de grau, como a cirurgia refrativa, as lentes intraoculares fácicas e a cirurgia facorrefrativa, que podem tornar o dia a dia do paciente mais prático e independente do uso de óculos.

Onde realizar o procedimento de correção de grau?

 

Em primeiro lugar, ao optar pelos procedimentos cirúrgicos de correção de grau, é necessário conversar com seu oftalmologista a respeito da possibilidade, e realizar os exames necessários para verificar a indicação cirúrgica. Além disso, é importante escolher um médico e uma clínica de confiança, para que haja sucesso no tratamento. 

 

No Centro Oftalmológico Città, você encontra profissionais especializados para fornecer todo o suporte e acompanhamento necessários para a garantia da sua saúde ocular, incluindo procedimentos cirúrgicos para a correção de grau. Agende sua consulta!  

 

Ficou interessado em marcar uma consulta? Tem alguma dúvida? Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561 ou acesse o nosso site!



voltar