Blog

Entenda a importância do Teste do Olhinho

Assim como o teste do pezinho e o teste da orelhinha, o teste do olhinho deve ser realizado nos primeiros dias do bebê e é de extrema importância para detectar doenças precocemente. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) defende a realização do teste em todos os bebês logo após o nascimento, a fim de detectar casos de cegueira e doenças oculares como glaucoma, catarata congênita, tumores oculares, entre outras doenças. O diagnóstico precoce possibilita o tratamento mais adequado e melhor qualidade de vida para o bebê a curto e longo prazo.

O exame é rápido (dura menos de um minuto), indolor e bastante simples. O médico utiliza um instrumento diante dos olhos do bebe e emite uma luz: se o reflexo nos olhos ficar vermelho, significa que está tudo bem com a visão dele. Caso exista alguma alteração, o caso precisará ser avaliado mais detalhadamente por um oftalmologista.

Uma dica é ficar atento às fotos com flashes (inclusive de telefones celulares), que podem funcionar de forma semelhante ao teste do olhinho. Quando o reflexo vermelho de um dos olhos está de coloração diferente, o ideal é procurar um oftalmologista para um exame mais completo.

Figura. Teste do olhinho alterado no olho direito devido ao tumor intraocular chamado Retinoblastoma, identificado através de uma fotografia digital com flash.

A importância do teste do olhinho se dá quando se considera que 50% dos casos de doenças oculares graves são descobertas quando os recém-nascidos já perderam parte da visão ou ficaram cegos. Os dados são da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica.

Desde junho de 2010, o pagamento do “Teste do Olhinho” por todos os planos de saúde é obrigatório, segundo determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Proteja a visão do seu filho, faça o Teste do Olhinho!

Em caso de dúvidas a respeito da saúde ocular das crianças, entre em contato com um oftalmologista. Você pode marcar uma consulta conosco através do nosso site.

Gostou deste conteúdo? Avalie nosso site, sua opinião é muito importante para nós! https://goo.gl/uQJw9L



voltar