Central de Marcação: (21) 2493-8561

Cuidados com os olhos no verão: Entenda como se proteger

verao-heroi-ou-vilao_thumb

Verão, herói ou vilão?

O verão é uma estação maravilhosa e por isso, todos aproveitam para praticar diversas atividades ao ar livre. Porém, é importante se atentar aos cuidados com a saúde ocular no verão. O forte calor está presente e podemos sentir os benefícios mas também, as dificuldades de conviver com o sol forte e o calor intenso no nosso dia. No verão, tudo que queremos é jogar tudo pro alto e pular na piscina ou nas ondas do mar. Embora o verão proporcione um dia mais longo para curtir, essa estação também esconde alguns perigos para os seus olhos.

Cuidar dos olhos no verão é muito importante, pois nessa época nossa vista fica mais propensa as irritações. Com a chegada do verão, aproveitar o dia ao ar livre e curtir praia ou piscina é sempre a melhor escolha. Porém, é muito importante não esquecer dos cuidados com os olhos. Os problemas que podem surgir são de longo prazo e muitas vezes são facilmente evitados com simples cuidados.

Anote aí quais são e aproveite mais a estação com tudo!

Cuidado com piscinas e mares

Quem não gosta de passar o dia na piscina neste calor? Mas, você já reparou que no final de um dia divertido na piscina, costumamos ficar com a vista cansada ou com os olhos vermelhos e ardendo? Isso pode acontecer devido a piscina conter produtos químicos, como o cloro, usado para manter a água sempre limpa. Esses produtos podem prejudicar o filme lacrimal, que é totalmente responsável por manter nossos olhos lubrificados e saudáveis. Ficar muito tempo na piscina é uma delícia, mas pode deixar os olhos irritados, avermelhados, visão embaçada e com sensação de areia. Podemos evitar essa situação protegendo os olhos com óculos de natação e lavando-os com água fresca após o uso da piscina.

Do mesmo modo acontece no banho nas águas do mar. O culpado não é simplesmente o sal neste caso. A água do mar pode conter diversas impurezas que acabam causando irritações, coceiras e até conjuntivite. Por isso, após o banho de mar ou piscina o ideal é utilizar um colírio lubrificante. O colírio mantém os olhos limpos e evita irritações.

Olhos secos

O tempo mais seco, com baixa umidade é outro tipo  de situação onde devemos sempre nos preocupar com a saúde dos nossos olhos. O tempo quente e seco pode afetar a lubrificação nos olhos, deixando a superfície mais seca. Por isso, é comum no calor sentirmos nossas vias tanto nasais quanto oculares, ressecadas com o uso constante do ar condicionado ou na exposição ao vento do ventilador. Essas situações podem ocasionar o que conhecemos por “Síndrome do olho seco” com mais facilidade. Então, o ideal nestas situações é proteger os olhos com óculos de sol ou de grau. Junto com isso, o uso do colírio lubrificante ajuda a manter os olhos sempre saudáveis e úmidos mesmo no tempo seco ou no uso constante do ar condicionado.

Gostou deste conteúdo? Avalie nosso site, sua opinião é muito importante para nós! https://goo.gl/uQJw9L

Precisa de uma consulta? Podemos te ajudar, entre em contato conosco através do telefone (21) 2493-8561 ou pelo Whatsapp

Quer conhecer mais conteúdos como este? Acesse o nosso blog!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais:

Você também pode gostar:

Resultado de Exames

Prof. Dr. Gustavo Novais

Córnea & Refrativa

Director of communications PanCornea Society (2015-2016).

Diretor de cursos da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (2015-2016).

Doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM).

Chefe do setor de córnea da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO).

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO).

Residência médica em Oftalmologia no Hospital Municipal da Piedade/RJ.

Fellowship em córnea e doenças externas – McGill University, Montreal/Canadá.

Fellowship em córnea e doenças externas – Hospital Oftalmológico de Sorocaba/SP.

Observership em córnea e doenças externas – Massachusetts Eye and Ear Infirmary- Harvard- Boston/EUA.

Observership em córnea e doenças externas – Bascom Palmer Eye Institute – Miami/EUA.

Prof. Dr. Eduardo Novais

Retina Cirúrgica/Clínica & Mácula

• Pós-doutorado pelo New England Eye Center at Tufts School of Medicine, Boston/Estados Unidos.

• Doutorado em Oftalmologia (Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina – UNIFESP/EPM).

• Especialista em retina cirúrgica e clínica (UNIFESP/EPM).

• Oftalmologista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e pelo International Council of Ophthalmology (ICO).

• Fellowship no The Henry C. Witelson Ocular Pathology Laboratory – McGill University, Montreal/Canadá.

• Membro da equipe de pesquisa clínica em Oftalmologia da Unifesp/EPM, liderada pelo Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. e Profa. Dra. Cristina Muccioli.

• Membro da Academia Brasileira de Oftalmologia (ABO).
Membro do programa “Jovens lideranças médicas” da Academia Nacional de Medicina.

• Membro Titular da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.