Blog

Conheça os exames necessários para manter a saúde dos seus olhos em dia




O cuidado com a saúde dos olhos deve ser prioridade em qualquer momento da sua vida. Assim como todos os exames de rotina, a avaliação oftalmológica precisa estar na sua lista de prioridade mesmo que você não apresente nenhum tipo de sintoma.

Isso mesmo! Não deixe para procurar seu médico oftalmologista apenas quando sentir desconforto ocular. Esse hábito de visita-lo, pelo menos uma vez ao ano, contribui positivamente para saúde dos olhos.  Quer saber quais exames serão necessários durante sua consulta de rotina com o oftalmologista? Continue a leitura!

Exames preventivos



Os exames preventivos, como o próprio nome diz, tem como objetivo principal checar qualquer tipo de doença ocular que possa surgir. O médico, poderá analisar detalhadamente toda a estrutura do seu olho e se for o caso, identificar complicações oculares e indicar o tratamento. Entre os exames preventivos, os mais frequentes são:

Exame de refração:

É por meio do teste de refração, que é possível diagnosticar complicações oculares como miopia, hipermetropia e o astigmatismo. Há um caminho em nossos olhos no qual os feixes de luz atravessam para formar as imagens. Através do exame de refração, é possível verificar se o paciente possui alguma alteração que possa provocar erros de refração do globo ocular.

Exame com lâmpada de fenda (biomicroscopia):

Neste exame, o oftalmologista irá analisar mais precisamente a córnea, o cristalino, a retina e todas as estrutura dos olhos. A partir dessa investigação, o médico poderá identificar doenças que a afetam a saúde dos olhos, como conjuntivite, uveíte, blefarite, terçol etc. Além disso, esse exame é de extrema importância para o diagnóstico precoce da catarata.


Exame do fundo de olho (mapeamento de retina):

Por último, o exame de fundo de olho permite detectar alterações na vista em consequências de doenças como diabetes, hipertensão arterial, degeneração macular relacionada à idade, oclusões vasculares, entre outras!  Além dessas complicações, é possível identificar também problemas como tumores intraoculares.

Agora que você entendeu a importância dos exames preventivos para a saúde dos seus olhos, não deixe de agendar uma visita com os profissionais do Centro Oftalmológico Città!

Ainda possui dúvidas? Agende uma visita e venha conversar com um de nossos especialistas!

Ficou interessado em marcar uma consulta? Tem alguma dúvida? Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2493-8561.



voltar