Blog

Cirurgia facorrefrativa: saiba como eliminar o uso dos óculos com implante de lentes intraoculares.




A cirurgia facorrefrativa reduz os erros refrativos e elimina totalmente a possibilidade de desenvolvimento da catarata! A cirurgia facorrefrativa surge como uma opção para aqueles acima dos 45 anos que desejam eliminar o uso dos óculos.


Graças ao avanço das técnicas cirúrgicas somadas às modernas lentes intraoculares é possível reduzir a dependência de óculos . Veja neste artigo, qual a diferença entre a cirurgia refrativa e a facorrefrativa, o que são lentes intraoculares e quais as contraindicações do procedimento.

Qual a diferença entre a cirurgia refrativa e a facorrefrativa?



A cirurgia refrativa a laser consiste em corrigir os erros refrativos utilizando laser. Já na facorrefrativa, remove-se o cristalino, lente natural do olho, e substitui-se por uma lente intraocular.

Qual a técnica utilizada?

 

Utilizamos a técnica de facoemulsificação. Extraimos o cristalino por microincisões sem a necessidade de pontos. Operamos um olho de cada vez com intervalo de alguns dias.

 

O que são lentes intraoculares?



As lentes intraoculares são usadas próteses que substituem o cristalino natural. Essas lentes evoluiram muito e com essa evolução é possível corrigir o grau e reduzir a dependência de óculos.

 

Quais são as contraindicações da cirurgia facorrefrativa?



Assim como qualquer cirurgia, o procedimento requer uma avaliação completa do paciente para saber se o mesmo está apto ou não. Existem algumas contraindicações:


1 - Distrofias oculares (doenças genéticas da retina ou da córnea)
2 - Diabetes descontrolado
3 - Ceratocone
4 - Gestantes
5 - Pacientes com doenças auto-imunes (artrite reumatóide, lúpus eritematoso e síndrome de Sjögren)


Como é a recuperação?

A recuperação visual é rapida. Nos primeiros dias o paciente já tem boa visão para realziar as atividades do dia a dia. Pedimos para evitar molhar os olhos por 1 mês, evitar esforços físicos e pegar peso.


Procure seu oftalmologista de confiança e saiba mais sobre o procedimento!











voltar