Blog

3 razões para visitar seu oftalmologista

O olho é um dos órgãos mais complexos do corpo humano e com alto grau de complexidade, essenciais para captar tudo que está à nossa volta! Ou seja, a retina, córnea e cristalino são estruturas do olho indispensáveis para a sua qualidade de vida.

Pensando dessa forma, o que você tem feito para manter a sua saúde ocular? Nesse artigo, separamos 3 razões importantes para você considerar os cuidados com a saúde ocular.

1. Cuidar da saúde ocular é se prevenir!

19% da população têm algum tipo de deficiência visual. Em sua grande maioria, podem ser tratadas precocemente e sem chances de impactar negativamente na qualidade de vida. Ou seja, preocupar-se com a saúde ocular significa evitar a perda parcial ou total da visão por doenças como glaucoma, catarata, retinopatia diabética entre outras.

2. Aumentar as chances de diagnóstico precoce!

As doenças silenciosas costumam não manifestar sintomas em sua fase inicial. É na consulta de rotina com seu oftalmologista que todas as estruturas dos seus olhos são avaliadas e doenças oculares são diagnosticadas precocemente. Embora não sinta nenhum desconforto ocular, não significa dizer que seus olhos estão perfeitamente saudáveis sem antes passar por uma avaliação. Negligenciar os cuidados com sua saúde ocular pode levar ao diagnóstico tardio de doenças como glaucoma e prejudicar o tratamento.

3. Detectar doenças oculares hereditárias!

O oftalmologista precisa saber do seu histórico familiar para entender mais sobre a sua saúde ocular e as possibilidades de herdar as doenças oculares. Por exemplo, é necessário que pacientes com familiares diagnosticados com glaucoma, degeneração macular, hipertensão arterial ou diabetes informem isso ao especialista. Dessa maneira, o oftalmologista realizará os exames específicos a fim de encontrar qualquer alteração que indique possíveis doenças.

A soma dessas razões é essencial para entender que sua saúde ocular importa! Seu bem mais valioso necessita de cuidado, atenção e tratamento. Não negligencie a sua saúde ocular. Visite seu oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, busque por hábitos saudáveis e ao menor sinal de desconforto ocular, procure ajuda médica!



voltar