Topografia de Córnea / Topografia Corneana

O exame de Topografia de Córnea ( ou Topografia Corneana) também possui outras possíveis nomenclaturas e também pode ser chamado de Ceratoscopia Computadorizada; Ceratometria Computadorizada. Se o seu médico te indicou algum desses exames, você precisa realizar uma Topografia de Córnea. 

Qual a função deste exame?

A Topografia de Córnea tem a função de realizar o mapeamento topográfico através de projeções de anéis luminosos na córnea. 

Através de um computador, são captadas as medições de posição e altura de diversos pontos em toda a superfície da córnea. A partir daí, é feita a análise, que pode ser representada em forma de gráficos coloridos, permitindo assim uma leitura mais simplificada e um diagnóstico mais efetivo de eventuais doenças da córnea. 

Qual a indicação?

A Topografia de Córnea é indicada para o acompanhamento ou diagnóstico de doenças na córnea, como o ceratocone; degenerações e distrofias de córnea e erros refrativos (astigmatismo e miopia). Também é útil para adaptação de lente de contato, principalmente as lentes rígidas. 

O exame também é essencial no acompanhamento de cirurgia refrativa, no seu pré e pós operatório. 

Informações:

O exame é indolor, não invasivo e de não contato.

Orientações:

Pacientes que usam lente de contato devem suspender o uso das lentes cinco dias antes da realização do exame.

Duração:

Aproximadamente 15 minutos.

Agendar exame