O exame de Microscopia Especular de Córnea também pode ter outras possíveis nomenclaturas: MEC ou ME de córnea. Portanto, se o seu médico solicitou um destes exames, você deverá se submeter a Microscopia Especular de Córna.
A Microscopia Especular de Córnea tem a função de avaliar as células da camada mais profunda córnea, o endotélio, permitindo a análise quantitativa e qualitativa das células da mesma (formato, tamanho, número das células).
O exame de Microscopia Especular de Córnea é indicado em pré-operatório de cirurgias intraoculares, como a cirurgia de catarata, de glaucoma, de transplante de córnea, assim como nas degenerações e distrofias da córnea. Também pode ser utilizado em acompanhamento de pacientes que utilizam de lente de contato.
Para a realização do exame, o paciente é colocado em frente a um microscópio digital que irá captar a imagem do endotélio, aumentando-a em milhares de vezes. A partir daí, o oftalmologista vai conseguir avaliar o volume de células presentes na região, o tamanho e formato destas células e, finalmente, se o endotélio é saudável.
Este exame é indolor, não invasivo e de não contato.
Aproximadamente 10 minutos.