Síndrome Pseudoexfoliação e os riscos na cirurgia de catarata

A Síndrome de pseudoexfoliação é uma doença pouco frequente, mas que pode levar a complicações durante ou após a cirurgia de catarata. Saiba um pouco mais sobre essa doença a seguir.

Bebês precisam ir ao oftalmologista?

O desenvolvimento do bebê tem relação direta com sua saúde ocular. Devemos estar atentos ao desenvolvimento visual do bebê. A visão se desenvolve nos dois primeiros anos de vida e precisamos acompanhar essa evolução e tratar problemas precocemente para evitar sequelas permanentes.

Como cuidar dos olhos em tempos de pandemia?

As mudanças na rotina durante a pandemia exigiram que novos hábitos fossem adicionados ao cotidiano de grande parte das pessoas. Com isso, o tempo de uso dos aparelhos eletrônicos aumentou consideravelmente, principalmente telas de computador e smartphones, colocando a saúde ocular em risco.

A retinopatia atinge mais de 75% dos diabéticos

Por mais que as pessoas estejam cientes com a relação da cegueira e o diabetes, o número de casos de perda total de visão, continua aumentando! Calcula-se que até 80% dos pacientes que tenham diabetes há 25 anos ou mais sejam atingidos pela retinopatia.

O glaucoma pode levar à cegueira irreversível!

De acordo com dados da OMS, o Glaucoma é a causa de grande parte da cegueira irreversível no Brasil. A organização informou, que só esse ano, a doença irá atingir mais de 80 milhões de pessoas e em 2040, o número chegará a 111,5 milhões

Tremor palpebral: o que pode ser?

As suas pálpebras estão mexendo, você não consegue controlar e nem saber o porquê de aquilo estar acontecendo? Essa situação é bem comum de ocorrer na maioria das pessoas! Em alguns casos ela pode durar dias, em outros, pode ser algo bem passageiro. Mas afinal, o que isso significa? Confira!

3 hábitos que podem prejudicar a visão!

Sem perceber, fazemos muitas coisas que prejudicam a nossa visão! Por isso, preparamos uma pequena lista com 3 hábitos comuns que podem afetar a sua saúde ocular. Confira!

DMRI: você sabe o que é?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% das pessoas com mais de 75 anos têm Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Ou seja, boa parte dos idosos possuem a doença, e muitos deles não fazem o acompanhamento correto.

Qual é a importância do mapeamento de retina?

Ele é indicado nos exames de rotina e é importante para o diagnóstico de uma variedade de doenças, sendo considerado um procedimento complementar mais completo que a fundoscopia, pois permite a avaliação da retina central e periférica, dos vasos sanguíneos, vítreo e nervo óptico.

Como saber o momento certo de realizar a cirurgia de catarata?

O problema da catarata é muito comum entre os idosos e os sintomas podem surgir aos poucos, sem que o paciente identifique de fato a doença. Geralmente, as pessoas procuram ajuda médica somente quando a doença já está um estágio avançado e a qualidade de vida prejudicada.

A prevenção reduz riscos de doenças oculares na terceira idade!

Na terceira idade, as doenças oculares são muito comuns e surgem por conta do envelhecimento do corpo, por isso é necessário manter uma vida ativa para evitar doenças e envelhecer com saúde.

O que é miopia?

A miopia é o distúrbio refrativo mais comum em todo o mundo. Ela normalmente está associada à fatores genéticos, porém, outros fatores também podem contribuir para o seu desenvolvimento ao longo da vida como, por exemplo, o estresse visual excessivo.